Bandeira Nacional hasteada a 15 metros no Centro Comercial do Itaim Paulista

Alguém pergunta: "Como chego na Casa de Cultura do Itaim Paulista?", outro responde: "Vem pela Av Marechal Tito, até encontrar um mastro com a Bandeira do Brasil bem grande, você estará a 50 metros da Casa de Cultura.". O número 74 da Rua Barão de Alagoas, com Av Marechal Tito, onde localiza a loja de aluguel de roupas IT. Rigor, inaugurada recentemente, passou a ser um ponto referencial no centro comercial do Itaim Paulista desde às 13:30hrs do dia 13/03, último, quando foi hasteada uma Bandeira do Brasil a 15 metros de altura.

A idéia dos proprietários da loja It. Rigor, em parceria com a Merique Imóveis, foi chamar a atenção ao patriotismo Nacional, tão escasso nos dias atuais. A idéia deu tão certo que não há quem passe pelo local e não perceba a bandeira Nacional e lembre dos tempos de escola ou da canção Hino Nacional. O local está sendo usado como uma referência do centro comercial da região e servindo como orientação geográfica.

A Bandeira foi hasteada num mastro em tubo de aço galvanizado com dois metros de profundidade e 15 metros de altura. A Bandeira hasteada tem 3 x 4 metros e fica no topo do mastro dia e noite. Durante a noite dois holofotes iluminam a Bandeira, conforme determina o artigo 15º da Lei nº 5.700. A Bandeira deve ser substituída quando for rasgada ou estiver suja. A substituída deve ser entregue em uma guarnição militar para que seja queimada no dia da Bandeira 19/11.

No Itaim Paulista, esta deve ser a primeira iniciativa de um comerciante. Somente a Policia Militar, Bombeiros, Escolas, Banco Bradesco e Banco do Brasil fazem o hasteamento da bandeira Nacional por serem obrigados pela legislação. Os bancos fazem expontâneamente, mas não cuidam do símbolo Nacional. No Banco do Brasil, em frente ao Makro Atacadista, a Bandeira do Brasil, Estado e Município estão há vários dias sujas, rasgadas e enroladas entre si. No Bradesco da Av Marechal Tito a situação é a mesma. Um desrespeito ao símbolo Nacional.

A Lei 5.700 de 01/09/1971, que regula sobre os símbolos nacionais, determina que repartições públicas devem hastear diariamente a Bandeira Nacional. Na subprefeitura do Itaim paulista e em outras repartições municipal e estadual não encontramos a Bandeira Nacional hasteada ou exposta, conforme legislação sobre o assunto. As escolas são obrigadas uma vez por semana a hastear a Bandeira Nacional sob a canção do Hino Nacional. No Itaim Paulista, apenas o Hino Nacional é cantado pelos alunos nas quartas-feiras, sem o hasteamento da Bandeira.

Os proprietários da IT. Rigor, sugerem às escolas que podem utilizar o mastro para cerimônias cívicas com os alunos. Sugere ainda, que no dia da Pátria (07/09) e no dia da Bandeira (19/11) uma cerimônia civico-militar seja programada utilizando o mastro em plena Av Marechal Tito. "Temos que florear e fortalecer o espírito patriótico existente dentro de nossos corações..." disse Geraldo Bonsucesso morador do Jardim Nélia.

Fonte: Site: www.itaimpaulista.com.br
Redação data 16/03/2008
Por: Vander Ramos